NOME DE POBRE NO BRASIL

quinta-feira, 20 de junho de 2013

ETIMOLOGIA DE PÃO DE LÓ

Maria Antonieta mandou o povo comer brioche, à falta de pão. Pobrezinha, não entendeu bem o sentido daquela famosa Revolução e perdeu a cabeça. Mais de dois séculos depois, enquanto os políticos são tratados a pão de ló, o povo sofre com uma inflação que as cifras oficiais dizem ser de 6%. Ora, ora! É só ir aos supermercados para comprovar o contrário. Diversos produtos já subiram 40% ou mais. E não estamos falando de outros custos, como os dos transportes. Calcule o que você pagava de pedágio ou estacionamento ano passado e compare a quantia com a que paga hoje. O povo tem muitos motivos para estar na rua. Não é só o preço dos transportes ditos públicos. E quanto ao pão de ló, eis a origem de chamar-se assim.
Pão de ló perdeu o hífen, não o sabor. O dicionário Caldas Aulete define essa gostosa guloseima como “bolo de massa bem leve, feito de farinha, ovos, açúcar e água”. Mas por que tem este nome? Provavelmente por dois motivos, ambos de origem controversa: Lot, em hebraico, quer dizer véu, coberto, secreto, escondido. Foi originalmente pão e não bolo. Levando muito açúcar, atraía moscas. Era, então, coberto com um pano rendado, como hoje ainda fazem nas padarias, com o fim de protegê-lo dos insetos. (2 fotos)

Um comentário:

  1. Em tempo, aquela estória do "que comam brioches" não é da Maria Antonieta que, ao que os escritos da época indicam, se condoía bastante da fome alheia.

    Esta frase surgiu pela primeira vez na autobiografia do filósofo francês Jean-Jacques ROUSSEAU, publicada em 1782, mas escrita em torno de 1765 (quando a então futura rainha da França ainda era uma menina na Áustria) e atribuída a "uma grande princesa".

    A atribuição a ela por escrito só ocorreu na década de 1840, depois de muitas peripécias na política francesa e provavelmente obedecendo a interesses contemporâneos mais que um amor desapaixonado pela verdade objetiva...

    ResponderExcluir